Dieta para recuperar das festas

Corrija os seus erros e perca os quilos que ganhou sem sentir fome. Saiba como

Voltou a ganhar peso? O início do ano é a época ideal para tomar resoluções e entrar com o pé direito numa nova fase, adotando uma alimentação equilibrada e outros hábitos de vida saudáveis. Tente manter um ritmo adequado de refeições e, ao mesmo tempo, perder peso.

Para esse efeito, este plano inclui alimentos drenantes, depurativos e, principalmente, energéticos, que vão potenciar a sua resistência.

As vitaminas e os minerais que ajudam a reforçar as defesas também integram este plano alimentar, rico em fontes de fibras que irão facilitar o trânsito intestinal, como os legumes, os vegetais e as frutas. Também é uma dieta ótima para enfrentar com garra uma época de transição que potencia imensas alterações de humor e que, por vezes, pode desencadear momentos mais depressivos. De acordo com a dietista Marisa Costa, «é importante fazer cinco a seis refeições por dia, não estando mais do que duas a três horas sem comer». E, recomenda, «tome o pequeno-almoço pouco tempo depois de acordar, de preferência, antes de sair de casa».

Pequeno-almoço

«O ideal é que seja na primeira meia hora após acordar», aconselha Marisa Costa. Aposte em frutas de inverno, como o quivi ou o ananás (natural), que não têm muito açúcar. Por outro lado, «o pão de mistura é ótimo para ajudar a regularizar o trânsito intestinal», acrescenta a dietista.

Meio da manhã

Entre as 10h30 e as 12h é normal que sinta fome, principalmente quando não tem uma alimentação regrada. A restrição calórica deve ser progressiva, por isso, a meio da manhã, deve fazer uma pequena merenda com uma peça de fruta, um chá e duas a três bolachas Maria ou bolachas torradas.

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