Dieta para o verão

No período que antecede as férias estivais, são muitos os que tentam conseguir uma silhueta irrepreensível. Veja o regime hipocalórico que a dietista Patrícia Almeida Nunes recomenda.

Nos meses que antecedem o verão e até mesmo nas primeiras semanas desta estação, são muitas as mulheres que tentam recuperar o tempo perdido e livrar-se dos quilos que foram acumulando desde o período das festas pascais e até das natalícias. Para que possa exibir uma silhueta mais elegante na praia, siga este plano alimentar elaborado por Patrícia Almeida Nunes, dietista e diretora do Serviço de Dietética e Nutrição do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Antes de o iniciar deve, contudo, mentalizar-se para os cinco primeiros passos desta dieta:

1. O equilibrio nutricional é o primeiro passo. Certifique-se que a sua dieta diária é variada e inclui os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.

2. Inicie as refeições principais com uma sopa de hortícolas e preencha o prato com, pelo menos, 1/3 de salada ou legumes cozinhados ao vapor.

3. Evite pequenos-almoços e lanches com sandes mistas, bolos, croissants, pão de leite ou folhados.

4. Não elimine nenhum alimento por completo. Apenas reduza a quantidade e a frequência de alguns excessos, como os doces e fritos.

5. Não fique mais de três a quatro horas sem comer e aposte nos alimentos que saciam, como os hortícolas e os cereais.

Plano alimentar para uma semana:

- Segunda-feira

Pequeno-almoço: 1 copo de leite + 1 sandes de queijo sem manteiga + 1 taça com maçã fatiada Meio da manhã: 1 iogurte + 4 bolachas Almoço: 1 caldo verde + 1 bife de vaca (tamanho médio) + 3 batatas (tamanho de um ovo) + cebola + taça de canónigos + 2 tangerinas Lanche: Chá de ervas + 1 torrada com manteiga Jantar: 1 tigela de sopa de cenoura e alho francês + 1 lasanha de bacalhau e vegetais + taça de tomate + 1 banana Ceia: 1 copo de leite + 3 bolachas integrais

- Terça-feira

Pequeno-almoço: cereais tipo corn flakes + 1 sumo de laranja Meio da manhã: 1 chá de limão + 4 bolacha de água e sal com queijo de barrar Almoço: 1 sopa de abóbora e coentros + massa com gambas e espinafres + 1 pera Lanche: 1 iogurte líquido + 1 tosta d queijo sem manteiga Jantar: 1 tigela de sopa de alface + 1 peito de peru grelhado com 8 colheres de arroz basmati + 1 laranja Ceia: 1 iogurte magro + 2 biscoitos secos

- Quarta-feira

Pequeno-almoço: 2 fatias de pão de centeio + 1 fatia de queio + 1 chá de cidreira Meio da manhã: 1 copo de leite + 4 gressinos Almoço: 1 sopa de feijão com espinafres + filetes com limão e puré de batata (3 colheres) + 1 tigela de legumes salteados em alho + 1 fatia de abacaxi Lanche: leite com canela + 2 torradas com uma colher de doce Jantar: Sopa de cogumelos + omoleta de atum com arroz alegre + 1 taça de morangos Ceia: 1 banana + 1 fatia de queijo magro

Veja na página seguinte: O que deve ingerir nos restantes dias

Comentários