Muitos especialistas cortam com eles mas também há quem os recomende. Tal como a Dieta da Zona, assenta no princípio de que é preciso controlar a produção de insulina para diminuir o peso. Arthur Agaston, cardiologista, dividiu este regime em três fases distintas e privilegia os hidratos de carbono ricos em fibra que estimulam uma digestão mais vagarosa e, consequentemente, uma libertação de açúcar muito lenta, diminuindo a produção de insulina. Este regime dietético proíbe alimentos essenciais como a fruta, os cereais e a batata.

«No início, esta dieta pode ser muito perigosa já que a primeira fase é muito restritiva. Quem optar por não ser tão rigoroso inicialmente corre o risco da dieta ter um efeito ioiô, o que aumenta a inflamação do organismo», advertem Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz, médicos, convidados regulares dos programas de Oprah Winfrey. «Há uma ingestão escassa de frutos e vegetais, daí que deva ser sempre acompanhada pela ingestão de suplementos multivitamínicos e de gorduras saudáveis», acrescentam ainda os especialistas.

Este regime de emagrecimento é composto por três fases:

- Fase 1

Dura duas semanas e implica o abandono total dos hidratos de carbono. Com esta ação, o organismo passa a libertar gradualmente insulina, reduzindo a fome e a vontade de comer. Nesta fase, é permitido o consumo de carne magra de vaca e de porco (sem gordura),  de aves (sem pele), de peixe e de frutos do mar, de ovos, de laticínios desnatados, saladas, legumes, feijões e óleos vegetais. A ingestão de doces está limitada a um máximo de 75 calorias diárias. Neste período, as bebidas alcoólicas, frutas, sumos e refrigerantes e legumes como a batata, o inhame, a cenoura e a beterraba estão proibidos, tal como os cereais (milho, pão, massas e arroz) e os queijos gordos.

- Fase 2

Nesta fase, alguns hidratos de carbono e algumas das frutas voltam a ser permitidos. Esta etapa prolonga-se até que atinja o seu objetivo de perda de peso. Neste período, que pode ser mais ou menos prolongado, é permitido o consumo de todos os alimentos da fase 1 e são introduzidos progressivamente alimentos como a maçã, a banana, as uvas, a manga, a laranja, o pêssego, as ameixas, o morango, o melão, o quivi e a pera, além de legumes como a cenoura e a batata-doce, cereais integrais como o arroz, a massa e o pão integral, alimentos a base de soja, chocolate amargo e meio amargo e vinho tinto. A lista de alimentos proibidos nesta fase inclui a beterraba, a batata, o milho, cereais refinados (arroz branco e pão branco) e frutas como o abacaxi, a melancia, as passas de uva passas e os refrigerantes.

- Fase 3

Prolonga-se indefinidamente e obriga a uma contenção alimentar até ao fim da vida. Nesta fase, pode comer de tudo, compensando sempre que exagere. Se voltar a atingir um peso que não é o que pretende, só tem de baralhar e voltar a dar, retomando a fase 1 da dieta.