Podemos definir a atrite, de uma forma simplificada, como uma inflamação das articulações. Existem muitos tipos de artrite e as causas são muitas vezes desconhecidas e podem ser diversas, nomeadamente traumatismos, infeções, desregulação imunitária ou, até mesmo, ácido úrico elevado. Os sintomas conduzem à diminuição da qualidade de vida, nomeadamente, dor, inchaço, rigidez, deformação e até dificuldade em realizar movimentos. Existem diversos mitos alimentares no que respeita a esta patologia mas alguns estudos sugerem que certos alimentos podem ajudar a diminuir os sintomas e a impedir a progressão da mesma.

Estas são algumas das recomendações de nutrição de Eunice Costa, nutricionista na academia Holmes Place Avenida:

- Aposte, pelo menos duas vezes por semana, em peixes gordos, como salmão, cavala ou, até mesmo, sardinha.

- Ingira diariamente nozes, amêndoas, avelãs, cajus, pinhões, sementes de linhaça, sementes de abóbora ou sementes de chia.

- Elimine totalmente da sua alimentação margarinas e óleo de girassol, de milho e de soja.

- Utilize sempre azeite como gordura preferencial para cozinhar.

- Opte, sempre que possível, por fruta e legumes de origem biológica.

- Brócolos, couves, alho, espinafres e frutos silvestres devem estar entre as suas preferências alimentares. Use e abuse destes alimentos.

- Prefira carnes brancas (frango ou peru) em detrimento da carne de porco, por exemplo.

- Dê preferência a cereais integrais e semi-integrais quer nos pães, tostas, flocos de possíveis lanches (arroz, massa, quinoa, millet, espelta, trigo sarraceno, bulgur e amaranto, entre outros).

- Coloque ervas e especiarias nos alimentos, tais como curcuma, gengibre, alecrim, orégãos, noz-moscada.

- Se optar por bebidas alcoólicas, prefira vinho tinto.

Em suma, o que tem de fazer é pôr em prática uma alimentação mediterrânica. Faça uma alteração de cada vez e torne a sua dieta alimentar, uma potente ajuda no seu tratamento.