Deixe-se de dietas no verão!

Os conselhos e as recomendações nutritivas da nutricionista Helena Cid

Com a chegada do verão, chegam também as dietas loucas que levam à prática de uma alimentação desequilibrada. Este verão, diga não às deitas loucas de verão! Não são saudáveis e também não funcionam.

Já todos conhecemos os riscos que representam para a saúde assim como o indesejado efeito ioiô, que consiste na perda de peso e no ganho do peso perdido logo pouco tempo depois.

Primeiro de tudo, nunca é demais repetir que a alimentação equilibrada não deve se adotada apenas no verão mas, sim, ao longo de todo o ano, garantindo que seja variada nos alimentos que ingere e adequada ao seu estilo de vida, procurando balançar alimentos com maior e menor valor calórico. Finalmente, a prática de exercício físico é essencial assim como a ingestão de entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Dito isto, é importante deixar algumas soluções que provam que manter uma alimentação equilibrada não é nem difícil nem tem necessariamente de ser aborrecido.

De facto, temos à nossa disposição um vasto número de pratos divertidos, completos, bastante deliciosos e 100% saudáveis. Basta usar a criatividade, um toque de imaginação e respeitar algumas regras básicas. «Assim, desde saladas (com legumes crus e frutos e sem molhos), sopas, wraps ou sanduíches, deixo um exemplo de prato prático e muito saboroso que pode comer em qualquer lugar», sugere a nutricionista Helena Cid, que aponta uma sandes de pasta de atum com limão, abacate e agrião como um exemplo de uma refeição saudável.

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