Crossfit

Saiba em que consiste este treino que melhora a sua condição física

O crossfit é um programa de força e de condicionamento físico com movimentos funcionais, variados e executados em alta intensidade.

Os movimentos são, normalmente, poliarticulares e executados do centro do corpo para as extremidades, obedecendo a padrões de recrutamento motor universais.

Combina a capacidade de se ter um bom desempenho em qualquer tarefa física imaginável.

Correr um quilómetro ou fazer 50 elevações é um dos exemplos apontados. A aptidão física do desportista é medida pela sua capacidade de realizar de forma eficaz essas ou outras tarefas físicas em relação a outros. O esforço deve ser máximo, mas a intensidade depende da capacidade física de cada um e deve ser constantemente variada, tal como os movimentosprescritos, contrariando os treinos rotineiros com desafios físicos diferentes.

Pode ser praticado por atletas ou por qualquer pessoa que queira melhorar a sua condição física geral, trabalhando várias aptidões físicas. Pode dirigir-se a qualquer objetivo, incluindo ganhos de massa muscular e perdas de massa gorda. Por todas estas razões, não existem contraindicações, apenas adaptações para se alcançar a condição física ideal. Pode ser praticado diariamente, mas é recomendável a prática durante três dias seguidos com um dia de descanso. Além disso, pode ser utilizado apenas o peso do corpo, mas também barras olímpicas, halteres, ketllebell, entre outros.

O crossfit permite desenvolver diferentes capacidades:

- Resistência cardiorrespiratória
- Resistência muscular
- Força
- Flexibilidade
- Velocidade
- Coordenação
- Agilidade
- Equilíbrio
- Precisão


Revisão científica: Hugo Castro e Guilherme Alva Rosa (instrutores de Crossfit)


artigo do parceiro:

Comentários