Apelidado por alguns especialistas como o milagre dos anos da década de 1990, o crómio é um nutriente que queima gorduras, acelera a perda de peso e tem um papel importante na prevenção da diabetes.

É recomendado no período que sucede os excessos alimentares cometidos na época natalícia e nas alturas em que as pessoas se começam a preparar para o verão. Perder os quilos a mais nem sempre é uma tarefa fácil mas este nutriente pode ser uma boa ajuda, facilitando o processo.

Aliás, um dos aspetos mais difíceis das dietas é conseguir controlar a vontade por doces e comida. No entanto, é importante que saiba que esses apetites súbitos e incontroláveis resultam, em grande medida, da falta de crómio no organismo.

Como funciona?

O organismo necessita de crómio para encaminhar a glucose dos vasos sanguíneos para as células. Se este mecanismo não funcionar correctamente, a quantidade de açúcar que chega às células (onde é transformada em energia) não é suficiente, provocando sintomas como o cansaço e a falta de energia.

Ao corrigir esta disfunção nutricional com um suplemento de crómio, contraria-se a vontade de comer doces, de forma natural e gradual, facilitando a perda de peso.

Por outro lado, o crómio melhora também o metabolismo das proteínas e gorduras, o que, de acordo com Gilbert Kaats, cientista da Health and Medical Research Foundation, em San António, nos Estados Unidos da América, parece ter uma «influência significativa na proporção músculo-gordura, produzindo uma redução gradual de gordura».

Diabéticos devem ou não tomar suplementos de crómio?

Várias investigações sugerem que a capacidade do crómio para regular as concentrações de açúcar no sangue pode ajudar promover o controlo da diabetes e a diminuir do risco de doenças crónicas em pessoas com excesso de peso.

De acordo com os estudos, a administração de crómio tem resultados positivos, sobretudo em pessoas com diabetes gestacional ou com risco elevado de contrair a doença. No entanto, os investigadores apelam à continuação dos trabalhos sobre este oligoelemento, pois os resultados, até ao momento, não são conclusivos.

Fontes de crómio

Os alimentos mais ricos em crómio (e que deve incluir na sua alimentação para regular os níveis de açúcar no organismo) são a levedura de cerveja, o pão integral, os cereais, as nozes, batatas com casca e queijos. A dose diária recomendada é de 50 a 200 microgramas (µg).