Courgette

Um alimento nutritivo e adelgaçante

Não só tem poucas calorias como é rica em minerais e vitaminas. É aconselhada no tratamento de problemas digestivos e pode ser preparada de mil maneiras diferentes: em sopas, saladas, recheada...

Pertence à mesma espécie botânica da abóbora mas a courgette (ou abobrinha) tem as suas próprias características, independentemente da variedade, tamanho ou cor. É constituída essencialmente por água e hidratos de carbono, com uma baixa percentagem de gorduras e de proteínas.

Ainda assim, o consumo deste legume oferece uma quantidade considerável de fibra e, a nível das vitaminas,
destaca-se a presença de folatos (que pertencem à família das vitaminas B) e de uma pequena quantidade de vitamina C. A principal diferença entre a abóbora e a courgette é que a primeira é rica em betacarotenos e vitamina A, e a segunda quase não os contém. Em contrapartida, a courgette é rica em minerais, sobretudo, potássio.

Boas razões para a saborear

1. Ajuda a perder peso

O seu baixo valor calórico faz com que seja recomendada nas dietas para perder peso, ainda que esse valor dependa da forma como é preparada. Quando frita, chega a duplicar o número de calorias porque absorve facilmente o azeite.

2. É digestiva

Devido à sua constituição rica em mucilagem (tipo de fibra), este legume tem propriedades emolientes, ou seja, suavizantes da digestão. Tem também um ligeiro efeito laxante e está indicada para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.

Comentários