Corpos com fibra

As fibras, presentes nos alimentos como frutos secos, leguminosas e cereais, são essenciais à manutenção de uma vida saudável.

A fibra alimentar consumida atravessa o intestino grosso, onde é parcialmente ou totalmente fermentada pelas bactérias intestinais. Durante este processo, formam-se ácidos gordos de cadeia curta e gases. Os efeitos benéficos para a saúde da fibra alimentar é proveniente do efeito combinado da fermentação com subprodutos formados.

Os ácidos gordos de cadeia curta produzidos durante a fermentação da fibra, pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon, podendo inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas a nível do intestino.

Ao melhorar a função intestinal, a fibra alimentar pode reduzir o risco de doenças e outras perturbações, tais como a doença diverticular ou hemorróidas, podendo inclusive ter um efeito protetor contra o cancro do cólon.

Um adulto deve consumir, em média, 25 a 30 gramas de fibra por dia.

Os frutos secos como os alperces, ameixas, passas e figos; as leguminosas como lentilhas, feijão e grão e todo o grupo de cereais integrais são alimentos muito ricos em fibra.

artigo do parceiro:

Comentários