Controlar o apetite durante o período menstrual

Dietista ensina-lhe como o pode fazer

Para além da retenção de líquidos que ocorre durante esta fase e que pode levar a um aumento de peso entre meio quilo e três quilos, a vontade de comer (diferente de fome) alimentos menos saudáveis é comum.

Para a combater, evite passar mais de três horas sem comer. A fome aliada à vontade emocional de comer torna-se incontrolável. Outras boas medidas passam por levar de casa as suas refeições e lanches e praticar exercício físico.

Experimente fazer exercícios de relaxamento ou yoga para controlar a fome emocional. Assim, conseguirá aliviar a dor, libertar a mente, diminuir a sensação de inchaço e o esforço dar-lhe-á uma recompensa mental positiva que facilita o controlo alimentar.

Permita-se cometer um pecado alimentar, como comer um quadrado de chocolate. Se contrariar todos os impulsos poderá não conseguir controlar a fome emocional e acabar por comer uma tablete inteira. Recorra a alimentos pobres em calorias para enganar a vontade de comer como pastilhas, gelatinas sem açúcar, bebidas quentes e vegetais crus.


Revisão científica: Catarina Félix e Cachão (dietista da Associação Portuguesa de Dietistas)

artigo do parceiro:

Comentários