O colesterol é uma substância produzida pelo nosso organismo e que circula no sangue, sendo necessário a várias funções vitais, tais como a produção de vitaminas, hormonas e paredes das células.

No entanto, e quando está em excesso no sangue, o colesterol torna-se perigoso e pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A alimentação saudável, associada à prática regular de exercício físico, ajuda a controlar os níveis de colesterol elevado.

1 - Aproveite o ar livre e o bom tempo para fazer uma caminhada.

2- Faça saladas frescas e adicione sementes oleaginosas (sésamo, girassol, abóbora ou linhaça).

Ressaca, tensão alta ou dores de cabeça? Combata-as com a couve
Ressaca, tensão alta ou dores de cabeça? Combata-as com a couve
Ver artigo

3- Consuma frutos secos como nozes, amêndoas ou avelãs, e de forma regular. As suas gorduras vegetais ajudam a melhorar o perfil lipídico.

4- Para barrar o pão utilize manteiga de frutos secos.

5- Escolha cereais integrais em substituição aos cereais refinados.

6- Reduza o consumo de gorduras saturadas.

7- Consuma frutas ricas em antioxidantes e fibras.

8- Aumente o consumo de peixe fresco.

9- Introduza abacate nas saladas, no acompanhamento das refeições, na forma de preparar molhos para temperar saladas ou como dip para tostas ou palitos de vegetais.

10- Escolha aveia, rica em beta-glucano, para iniciar as suas manhãs num pequeno almoço saudável e funcional. O beta-glucano é um tipo de fibra solúvel naturalmente presente na aveia, capaz de reduzir de forma significativa o colesterol circulante.