As festas de fim de ano e a Páscoa têm a fama mas as celebrações familiares e os encontros de amigos que ocorrem nos meses que as medeiam não são menos inocentes.

O Natal e o ano novo, apesar de serem festas pelas quais ansiamos o ano inteiro, trazem-nos grandes dificuldades no que se refere à gestão do peso. É comum as pessoas engordarem nestas alturas do ano e, posteriormente, terem grande resistência à implementação de hábitos de vida saudável.

Por essa razão, sugerimos algumas dicas que a ajudarão a manter o peso durante todas estas épocas festivas e que contribuirão para um estilo de vida saudável e para uma gestão do peso eficaz:

- Não vá para a mesa com fome

Existe uma tendência para ingerir maior quantidade de alimentos quando se deixa acumular a fome, particularmente alimentos com maior teor em açúcar.

- Faça lanches saudáveis durante o período que antecede o jantar ou o almoço

É nestes dias que, usualmente, nos poupamos para o jantar ou para o almoço até porque já sabemos que vamos comer maior quantidade. Contrariamente a este tipo de raciocínio, devemos ter a noção que é importante ingerir refeições de 3 em 3 horas, como uma sopa, que não nos dá um aporte calórico grande, mas aumenta a saciedade.

- Procure alternativas para os alimentos mais calóricos

Por exemplo, substitua as natas por queijo fresco batido sem gordura ou faça bolos de iogurte ou de laranja, reduzindo a quantidade de gordura e de açúcar. Se for possível ingerir menos gordura através da substituição de alimentos, estará a ingerir menos calorias e, possivelmente, terá menos predisposição para aumentar de peso. Lembre-se, no entanto, que essa substituição deverá proporcionar satisfação e prazer. A inibição de alimentos saborosos poderá conduzir, posteriormente, a uma maior ingestão, quer de alimentos menos calóricos, quer de alimentos calóricos dos quais temos saudades.

- Após a refeição, sirva-se dos doces com um prato pequeno selecionando aqueles de que mais gosta

Uma dose de doces recomendada poderá ser a quantidade incluída num prato de sobremesa. Pode comer todos os doces de que gostar, desde que não ultrapasse esta quantidade.

- Coma devagar, saboreando estes doces momentos

Se a ingestão dos alimentos for feita de forma lenta terá os mesmos alimentos durante mais tempo a proporcionar-lhe prazer pelo sabor.

Por essa razão, corte os alimentos em pedaços muito pequenos e saboreie-os durante alguns segundos.

- Não se sente próximo da mesa dos doces depois das refeições principais

A tendência para ingerir alimentos sem fome é muito maior.

- Estabeleça momentos para comer sentado à mesa

Não petisque o dia inteiro.

- Beba chá no intervalo das refeições

As bebidas quentes podem ser muito saciantes, inibindo a ingestão de alimentos em excesso. E beba 1 copo de vinho a acompanhar as refeições.

- Faça exercício antes e depois das festas

Fazer exercício nos dias antes e depois das festas permitir-lhe-á despender algumas das calorias que armazenou durante estes dias. Uma vez que é muito difícil atenuar, através do exercício, a ingestão calórica, que está aumentada nestes dias, é necessário fazer exercício todos os dias para aumentar a quantidade de energia despendida.

Texto: Teresa Branco (coordenadora da Clínica Metabólica e investigadora no Laboratório do Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana)