Como motivar alguém para emagrecer

São muitos os estudos e os especialistas que garantem que um acompanhamento especializado favorecem e até aceleram a perda de peso. Saiba como pode ajudar

Um dos grandes pilares para uma boa gestão do peso é alcançar um elevado nível de motivação. Para motivar alguém para a perda de peso é preciso conhecer quem temos à nossa frente e o que funciona com aquela pessoa em particular. No entanto, existem estratégias gerais que podem ser aplicadas. Veja o que deve fazer para ajudar um familiar próximo ou um amigo a livrar-se dos quilos que tanto o incomodam:

- Encontre um bom motivo

Argumentar com alguém que deve perder peso porque está a colocar em risco a sua saúde, porque vive menos tempo  ou porque fará os outros mais felizes, não é definitivamente a forma  de motivação mais eficiente. É como a expressão «Fumar mata» presente nos maços de tabaco. Não motiva ninguém a deixar de fumar. Assim, deve perceber as verdadeiras razões porque essa pessoa quer perder peso. Se o desejo de perder peso se prende com a imagem corporal, pelo desejo de ter um corpo mais magro, então esse deverá ser o fator mais importante a ser trabalhado.

- Ajude a resolver problemas de base

É importante identificar que barreiras podem estar a impedir de se atingir o objetivo de perda de peso, para se poder ultrapassá-las. Existem impedimentos de menor relevância e situações na vida das pessoas que são verdadeiramente difíceis de superar que podem ser de ordem emocional, psicológica, biológica ou genética e que requerem a ajuda de especialistas. A procura de apoio pode depender da ajuda do elemento motivador.

- Desenvolva a empatia

Ajudar alguém a manter-se motivado para a resolução dos seus conflitos de base implica criar empatia com essa pessoa, valorizando os seus problemas e ajudando-a a ultrapassá-los, sem infligir culpa ou crítica, e levando-a a procurar o apoio dos especialistas certos na área do comportamento, da fisiologia, da nutrição ou do exercício. Ao receber empatia pela sua situação a pessoa encontra força suplementar para resolver gradualmente os seus problemas, ultrapassando as barreiras e as dificuldades e mantendo-se motivada.

Regras à mesa que deve incentivar:

- Nunca olhe para o que a pessoa está a comer, nem repreenda pela quantidade.

- Converse sobre assuntos interessantes para a pessoa desviar a atenção da comida.

- Faça da refeição um ritual, pondo uma mesa bonita. Devem comer sempre sentados e de faca e garfo.

- Desincentive as refeições com a televisão ligada.

- Com crianças, podem ser criados jogos divertidos que os levem a comer devagar.

- Inicie as refeições com uma sopa para diminuir o apetite para o prato seguinte.

- Tenha sempre vegetais cozinhados de forma saborosa.

- Aconselhe restaurantes que tenham escolhas saudáveis.

Texto: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Profª. Teresa Branco)

artigo do parceiro:

Comentários