O excesso de peso é um dos fatores de risco de desenvolvimento de várias patologias crónicas, como é o caso da Diabetes Tipo 2. Existem diversos elementos que influenciam o excesso de peso, incluindo fatores hereditários, comportamentais e ambientais, idade e gravidez. Contudo, a dieta alimentar e a prática de atividade física são fatores fortemente associados à prevalência deste problema de saúde.

O aumento da prática de atividade física combinada com uma dieta alimentar mais equilibrada e adequada a cada indivíduo são elementos que as pessoas com diabetes devem ter em consideração no seu quotidiano, tal como para pessoas sem esta condição crónica.

O ideal é adotar as orientações para uma alimentação saudável, das quais se destacam a redução de alimentos ricos em açúcar (compotas, chocolate, bolos, doces), o aumento da inclusão de alimentos ricos em fibra no sentido de equilibrar o nível de açúcar no sangue e a realização de várias pequenas refeições ao longo do dia, ajudando a controlar o apetite.

Após a época festiva, são muitas as pessoas que fazem resoluções para melhorar os hábitos alimentares. O problema surge quando estas não seguem habitualmente uma dieta cuidada e optam por fazer cortes radicais na alimentação. Lembre-se que não foi porque comeu demais no Natal que agora vai fazer uma dieta rigorosa.

Menos calorias

Então quais serão as estratégias a adotar para recuperar os possíveis excessos da época festiva sem grandes danos à sua saúde? No geral, deverá diminuir o valor calórico das refeições e aumentar o seu valor nutricional. Uma forma de reduzir a sensação de fome quando se senta à mesa é optar por ingerir frutos secos (nozes, amêndoas e avelãs), dada a sua composição em ácidos gordos essenciais, e hidratos de carbono complexos, que prolongam a sensação de saciedade.

Há ainda algumas dicas que poderá ter em conta quando a família se senta à mesa e que farão com que todos tenham uma saúde melhor. Aproveitem para conversar: sabia que ao comer mais devagar vai ingerir menos quantidade? Procure reduzir a quantidade de gordura e açúcar e substituir o sal por ervas aromáticas.

Opte por confeções mais saudáveis (cozidos, grelhados, a vapor) e a um custo inferior. No que diz respeito às bebidas, evite os refrigerantes, ricos em açúcares, químicos e faça um consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Se seguir estas dicas será muito mais fácil regular os hábitos alimentares no início do ano e seguir uma alimentação mais saudável. Opte também por incluir nas resoluções para este novo ano a prática regular de exercício físico. Escolha uma atividade que goste e leve consigo uma garrafa de água para manter a hidratação ao longo do dia.

Por Jenifer Duarte, Nutricionista da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal