Comer peixe ajuda a prevenir a depressão feminina. Esta é a grande conclusão de um estudo publicado na revista científica American Journal of Epidemiology. A pesquisa acompanhou durante cinco anos mais de 1.400 homens e mulheres, com idades entre os 26 e os 36 anos. No final, concluiu-se que o consumo regular de peixe, sobretudo das espécies ricas em ómega-3, está associado a uma redução até 25 por cento do risco de depressão nas mulheres.

A análise efetuada permitiu ainda verificar que o efeito protetor foi verificado mesmo depois de considerados fatores associados ao estilo de vida, como o tabagismo, o peso, a atividade física, o consumo de álcool, a educação e a situação profissional. Não se observaram quaisquer efeitos protetores nos homens, chamaram ainda à atenção os investigadores.

Os autores do estudo acreditam ainda que os elevados níveis de ácidos gordos ómega-3, presentes neste tipo de peixe, podem combinar-se com duas das principais hormonas femininas, a progesterona e o estrogénio, ajudando a manter o cérebro saudável. Em 2010, um estudo do Centro Hospitalar da Universidade de Montreal (CHUM) no Canadá revelaram que a toma regular de suplementos com ómega-3 combate estados depressivos mais acentuados.