Cerejas

Desintoxicam, quase não engordam, são depurativas e diuréticas

As cerejas ajudam a eliminar toxinas e líquidos, têm muito poucas calorias e contêm fibra, que sacia e combate a prisão de ventre.

A sua temporada começa em finais de abril e prolonga-se até finais de agosto.

Esta pequena delícia pertence ao género prunus e, dependendo do sabor, pode ser de duas classes, doce ou ácida (também conhecida como amarena).

Como escolher as melhores

A cereja é uma fruta que deve ser apanhada o mais madura possível porque, se for apanhada verde, não vai ficando mais doce, como acontece com outras frutas como as peras, as bananas e as maçãs, entre outras. Assim, se comprar cerejas verdes, vão continuar verdes.

As mais carnudas e maiores são sempre as que têm melhor qualidade. Devem estar limpas, com a pele firme, brilhante, inteira e sem golpes nem manchas. Os talos devem ser verdes e frescos, bem presos ao fruto, sem marcas nem bolor no ponto de união entre os dois.

Como conservar

Guarde-as no frigorífico sem lavar nem tapar. Desta forma conservam-se sem problemas até duas semanas. Pode congelá-las tal como estão ou submersas numa calda ligeira, apesar das variedades mais escuras serem as que melhor suportam esta técnica.

Lave-as bem. Não basta introduzi-las num recipiente com água. Para evitar intoxicações é preciso lavá-las por baixo da água da torneira, porque só assim é possível remover os vestígios de produtos químicos (fungicidas e antibolor) utilizados para evitar os danos causados por insetos e bactérias e de outras substâncias para melhorar o seu aspeto.

Ver artigo completo

Comentários