Esteticamente, a cereja é digna de qualquer quadro. Mas, ao contrário de uma natureza morta, este é um fruto com muita personalidade.

A sua cor chama a atenção, o sabor cativa-nos e, quando damos por nós, já ultrapassámos a dúzia. O melhor disto tudo é que não vamos castrar esta tentação, antes pelo contrário.

As cerejas são um verdadeiro maná de vantagens, que o nosso corpo tratará de reflectir. Por dentro e por fora. A ciência provou-as e a parceria já é do domínio público. Por isso, não só merecem ser pintadas como deverão ocupar um lugar cativo no nosso frigorífico. Aos pares ou às dezenas, renda-se às cerejas.

As pioneiras São as primeiras a surgir no Verão e das últimas a desaparecerem de cena. Estamos a falar das cerejas, cuja família, bem numerosa, se reparte em mais de mil variedades espalhadas por cada canto do mundo.

No entanto, quando olhamos para esta gigantesca árvore genealógica, a atenção recai sobre as cerejas mais escuras, quase negras, por serem detentoras de elevadas quantidades de ferro, magnésio e potássio. Entre as virtudes deste fruto destacam-se a capacidade analgésica, assim como os seus poderes anti-inflamatórios.

Contra o cancro

Contra o cancro

O ácido elágico, um fitoquímico com propriedades antioxidantes que está presente na cereja, inibe o desenvolvimento e reprodução de células cancerígenas.

Adelgaçantes esféricos

Adelgaçantes esféricos

Devido ao seu poder saciante, aliado a muito poucas calorias per capita, as cerejas desempenham um papel protagonista quando o objectivo é perder peso. Cerca de oitenta e cinco por cento do corpo da cereja é composto por água e as suas propriedades depurativas ajudam a eliminar toxinas.

As fibras e o potássio favorecem uma boa circulação intestinal, assegurando a drenagem do sistema digestivo. E não só os adeptos de dietas que beneficiam ao comerem cerejas: os hipertensos e pessoas com problemas cardíacos e renais só têm a ganhar se os imitarem...

Envelope saudável

Envelope saudável

Por ser detentora de betacaroteno, a cereja ajuda a manter os tecidos cutâneos protegidos, defendendo-os das agressões externas. Aliás, os próprios «pés» deste fruto são utilizados como «ingredientes» em fórmulas cosméticas anti-envelhecimento.

Fruto da juventude

Fruto da juventude

Os bioflavonóides impedem a degeneração celular e o elevado índice de minerais existente na cereja funciona como uma arma contra as marcas da idade, combatendo a desmineralização óssea e as queixas associadas à menopausa.