Bebidas de cereais: quais os benefícios?

Preparadas à base de cereais, ingredientes naturalmente saudáveis, sem adição de açúcares e com baixo valor calórico, estas bebidas são uma opção nutritiva e saudável de dar sabor ao leite ajudando a reforçar o seu consumo

Atualmente o padrão alimentar dos portugueses tem excesso calórico relativamente às necessidades, uma vez que nos tornámos um povo muito sedentário. Segundo as mais recentes Balanças Alimentares do INE, também o contributo dos vários grupos da Roda dos Alimentos não respeita as proporções recomendadas para um padrão alimentar considerado saudável: um consumo maior do que o recomendado de carnes e derivados e menor de leguminosas, hortícolas e fruta. Esta nova realidade de hábitos traduz-se em elevadas e preocupantes prevalências de excesso de peso e obesidade na população portuguesa.

Contudo, há uma tendência crescente por parte dos portugueses para procurar alimentos mais saudáveis, com menos açúcares e gorduras e por isso com menos calorias. Com as bebidas de cereais é possível oferecer estes benefícios aliados ao sabor delicioso dos cereais.

Preparadas à base de cereais, ingredientes naturalmente saudáveis, sem adição de açúcares e com baixo valor calórico, as bebidas de cereais são uma opção nutritiva e saudável de dar sabor ao leite ajudando a reforçar o seu consumo. Os cereais ao serem tostados intensificam o seu sabor e são assim uma excelente forma de preparar uma bebida, com leite ou com água, baixa em calorias e plena de sabor.

Hoje em dia verifica-se que muitas pessoas têm intolerância à lactose - uma situação que se deve à incapacidade de a digerir - o açúcar natural do leite. A solução passa por retirar da alimentação os alimentos com lactose, essencialmente o leite animal e substitui-lo por leite vegetal (de soja, arroz, amêndoa por exemplo) ou por leite sem lactose, também disponível no mercado. Neste caso, as Bebidas de Cereais poderão ser preparadas com água ou com qualquer outra alternativa ao leite atrás referida, sem qualquer restrição.

Por serem feitas de cereais estas bebidas são, por si, boas fontes de fibra. Ao serem preparadas, cada chávena de 150 ml contém apenas 4-5 g de cereais o que significa que as bebidas de cereais são um contributo para a ingestão de fibra mas não serão suficientes para assegurar as respetivas necessidades diárias deste nutriente. Para tal, é importante manter uma alimentação variada e rica em cereais, frutos e hortícolas, principais fontes de fibra da nossa alimentação.

As bebidas de cereais podem ser consumidas em várias ocasiões do dia. Ao pequeno-almoço são uma excelente opção, por serem nutritivas e ajudarem a tornar mais rica a refeição mais importante do dia. Nas refeições intercalares (meio da manhã e meio da tarde) são excelentes para repor energias evitando os picos de fome comuns nestes momentos do dia. À ceia, são uma alternativa com poucas calorias que pode ajudar a ter uma noite mais tranquila, por serem consumidas quentes. E, pela sua composição natural, são adequadas para qualquer idade.

Todas as bebidas de cereais são saudáveis, enquadradas numa alimentação equilibrada e num estilo de vida ativo. As variedades com café continuam a ser predominantemente preparadas à base de cereais, apenas com um toque de café que, pela presença de cafeína, pode dar uma ajuda extra a despertar. Todas as variedades têm o seu momento de consumo, com ou sem cafeína de acordo com o benefício que se pretende obter.

Apesar de serem bebidas quentes, e poderem ser mais associadas ao inverno, são produtos de consumo diário, e por isso são consumidas durante todo o ano.

Ana Leonor Perdigão
Nutricionista

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