Beber mais água ajuda a ter menos peso?

Vários estudos internacionais garantem que sim. Uma investigação recomenda a ingestão de dois copos antes das três refeições principais.
créditos: shironosov

A quantidade de água que consome pode determinar o peso que tem. A conclusão é de um estudo recente, envolvendo 9.500 adultos. Cerca de 33% dos participantes não estavam adequadamente hidratados e era precisamente este grupo que apresentava um índice  de massa corporal mais elevado. Existem várias explicações para este facto. No entanto, algumas pesquisas sugerem que a água tem um papel importante no controlo de peso, nomeadamente quando consumida antes das refeições.

Para saber se está a beber a quantidade de água ideal para si, não precisa de contar o número de copos por dia, até porque esta nos pode chegar através  do consumo de fruta e legumes ou chás. O método mais prático e fiável, segundo um dos investigadores envolvidos no trabalho, consiste em avaliar a coloração da urina. Se esta for clara, próxima da cor da água, é porque bebe a quantidade certa.

Um outro estudo, levado a cabo pela Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, monitorizou 19 homens saudáveis, a quem foi servida a mesma refeição, acompanhada com 50 mililitros de água (cerca de um copo) e 350 mililitros de água (o equivalente a uma lata). Depois do repasto, fizeram-lhes uma ressonância magnética. A ideia era determinar como o líquido lhes afetava o cérebro e o estômago.

Os investigadores concluíram que os que tinham bebido mais água tinham uma sensação de saciedade maior, além de uma atividade cerebral maior, revelou a publicação Business Insider UK. Um outro estudo, divulgado no Annals of Family Medicine, aponta no mesmo sentido, defendendo que as pessoas que se hidratam mais, bebendo água e ingerindo frutas e vegetais ricos em água, conseguem gerir melhor o seu peso.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas acompanharam 10.000 adultos com idades entre os 18 e os 64 anos, entre 2009 e 2012. A amostra usada num outro trabalho, levado a cabo pela Universidade de Birmingham, foi consideravelmente menor. Foram apenas monitorizados 84 voluntários, 54 mulheres e 30 homens. A conclusão a que chegaram foi de que os que ingeriram dois copos de água antes das três refeições principais perderam entre dois e quatro quilos em três meses.

artigo do parceiro:

Comentários