Dieta dos Batidos

Se tem diculdade em resistir a sumos e a smoothies nutritivos e anda a tentar perder peso, siga um plano de emagrecimento validado pela dietista Marisa Costa

Num mês, rehidrate o seu organismo e elimine gordura enriquecendo algumas refeições com líquidos repletos de nutrientes. O objetivo é perder peso sem renunciar aos nutrientes de que precisa. A dietista Marisa Costa elaborou um plano repleto de água, vitaminas e minerais que mantêm o peso sob controlo face aos excessos. Com uma dieta equilibrada e enriquecida com sumos e batidos, poderá emagrecer, perdendo gordura e não líquidos.

Os mais indicados para perder peso são, segundo a dietista, os compostos por vegetais. São baixos em açúcares e calorias e fornecem as vitaminas e minerais imprescindíveis para que o metabolismo funcione corretamente. Outra opção são os batidos feitos à base de frutas pobres em açúcares, como a maçã, pera, melão ou romã, com um iogurte natural magro.

Mas pode um batido ou sumo substituir uma refeição? Marisa Costa não considera aconselhável fazê-lo de forma habitual. Aliás, o objetivo desta dieta não é substituir as refeições por sumos e batidos mas sim reforçar a ingestão de alimentos menos calóricos (sobretudo, verduras) através dos sumos e batidos.

Batidos que melhoram a sua saúde

As frutas e verduras contêm inúmeras propriedades que as convertem num dos maiores aliados da nossa saúde. Marisa Costa dá-nos alguns exemplos de batidos que respondem mais especificamente a diferentes necessidades:

- Receita de batido para uma saúde de ferro

Misture salsa, um dente de alho, cinco cenouras e três talos de aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido para uma boa digestão

Junte 500 g de couve, um talo de aipo, meia maçã sem caroço e quatro ou cinco cenouras. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido com efeito desintoxicante

Misture três folhas de beterraba, um molho de salsa, um molho de espinafres, quatro cenouras e meia maçã. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido com efeito diurético

Junte um molho de salsa, um molho de espinafres, quatro cenouras e dois talos de aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido com efeito remineralizante

Misture um molho de salsa, duas folhas de nabo, uma folha de couve e quatro ou cinco cenouras. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido antirrugas

Junte quatro ou cinco cenouras, uma maçã e um limão. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido antianemia

Misture damasco, quivi, brócolos e beterraba ou espinafres e abacate ou amora e melancia ou uva e ameixa. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido antienvelhecimento

Alterne morango e cereja, laranja e toranja, papaia e gengibre, cenoura e espinafres. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido para a circulação

Junte alho, cenoura e beterraba ou, se preferir, alho, maçã, ananás e gengibre. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido contra o colesterol

Junte alho, cenoura e beterraba ou, em alternativa, alho, laranja e toranja ou ainda alho, tangerina e melancia ou, se preferir, alho, tomate e aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Veja na página seguinte: O plano de emagrecimento que deve seguir

Comentários