As vantagens de treinar ao ar livre

Uma boa forma de aproveitar o bom tempo e melhorar a sua foma física

Ir ao ginásio é positivo e recomendável. Contudo, há estudos que indicam que um espaço fechado não permite replicar alguns benefícios do ambiente natural.

Praticar exercício ao ar livre e em ambientes com muita luminosidade natural acaba por potenciar os seus efeitos. Sempre que as condições climatéricas o permitam, tire partido dos factos comprovados que se seguem, para melhorar a sua saúde e o seu bem-estar:

- Estimula os músculos de forma única

Alguns exercícios (como correr em descidas) não são fáceis de recriar em ambiente fechado e exercícios iguais podem ter um impacto diferente. Por exemplo, ao correr ao ar livre flete-se mais vezes os tornozelos do que numa passadeira.

- Permite gastar mais calorias

O exercício no exterior tende a ser mais extenuante. Estudos com corredores e ciclistas mostraram que, ao ar livre, se despende mais energia a percorrer a mesma distância, devido às mudanças no terreno e à resistência oferecida pelo vento.

- Dá mais prazer

Voluntários que fizeram caminhadas com a mesma duração e distância, dentro e fora de portas, obtiveram resultados mais elevados em testes psicológicos à vitalidade, entusiasmoe autoestima, e mais baixos quanto ao stresse e fadiga, após o exercício ao ar livre.

- Encoraja a vontade de treinar

Um estudo sobre os hábitos de treino de pessoas com mais de 60 anos apurou que as que caminhavam ao ar livre treinavam, em média, mais 30 minutos por semana do que as que caminhavam ou faziam outros tipos de treino num espaço fechado.



artigo do parceiro:

Comentários