Os segredos da forma de São José Correia

Os segredos da atriz ao nível do exercício físico para se manter elegante e em forma

Idade: 39 anos
Peso: 52 kg
Altura: 1,65 m

Que tipo de exercício físico pratica?

Não faço nenhum desporto muito regular nem específico. Dou uma «corridinha» aqui ao pé de minha casa e quando tenho tempo faço dança, alongamentos e abdominais. O objetivo é tonificar e não tanto ganhar massa muscular. Ando bastante a pé também.

Quantas vezes por semana pratica exercício?

Normalmente faço ao fim do dia, durante 40 minutos. Quando estou com ensaios, à noite, começo os exercícios por volta das 17h30. Oiço musica, utilizo também algumas máquinas que tenho em casa e depois tomo um banho, janto e vou para o ensaio.

Que efeito é que o exercício tem na sua saúde?

Não noto muita diferença, porque eu já sou magra por natureza e não ganho peso com facilidade. Faço exercício só para relaxar. O que eu noto é, que se fizer desporto com alguma regularidade, sinto o corpo um pouco mais firme.

O importante é pôr o organismo a «mexer». O facto de fazer exercício também me obriga a beber mais água. Nós atores, temos que ter noção do nosso corpo. Às vezes começamos os ensaios com exercícios corporais e isso é muito importante para termos noção de como é o nosso corpo e como o devemos movimentar.

Em que medida o desporto mudou a sua vida?

O exercício torna-me mais ativa e estimula o meu apetite. Se estivermos parados, por exemplo, a ler um livro ou a ver um filme, a inércia apodera-se de nós e, depois custa-nos dar o primeiro passo para fazer algo de novo.

Pelo contrário, se tivermos ativos, se fizermos exercício, custar-nos-á muito menos. A mente ativa-nos o corpo e o corpo ativa-nos a mente. A nossa produtividade aumenta com o exercício físico, bem como a nossa saúde.

Prefere praticar desporto ao ar livre ou no ginásio?

Ao ar livre.  Só vou ao ginásio para fazer natação. Corro um bocadinho no jardim e é muito engraçado porque há sempre imensa gente a correr e a jogar à bola.  Já frequentei o ginásio há algum tempo mas não aprecio o ambiente, para além de que todos os exercícios que lá aprendi já consigo fazê-los em casa. Há uma série de aparelhos que podemos comprar e ter em casa.

Texto: Claúdia Vale da Silva

artigo do parceiro:

Comentários