Anti-Ioiô (Dieta)

6 estratégias de ouro para perder peso sem o recuperar

Pertence ao vasto grupo de pessoas escravas do efeito ioiô? Emagrece, recupera os quilos perdidos (acompanhados de mais alguns), depois volta à dieta e assim sucessivamente? Mude de táctica para ganhar saúde. Eliminar alguns quilos e conseguir que a balança indique um peso saudável é o objectivo de muitas pessoas para manter uma vida sã. Não só ajuda a sentirem-se melhor à frente do espelho, como reduz o risco de sofrerem de doenças típicas da nossa era como doenças cardiovasculares, diabetes ou hipertensão.

Para emagrecer, o recurso mais eficaz continua a ser a dieta. Mas esta história tem um segundo capítulo. Uma vez perdidos os quilos, há que saber manter o novo peso. Em geral, esta tarefa, revela-se muito difícil, mas graças às estratégias que lhe indicamos de seguida, com a ajuda da dietista Marisa Costa, pode concluí-la com sucesso.

Estratégia 1: Estabeleça metas razoáveis

O erro

A ambição não é uma boa aliada. Se o seu objectivo é eliminar muitos quilos, o mais provável é não o conseguir. A frustração vai surgindo ao mesmo tempo que os seus objectivos não são cumpridos, o que vai fazer com que abandone a dieta à primeira mudança. A longo prazo, acabará por comer mais do que deve e, em vez de emagrecer, vai obter o efeito contrário, engordar.

A solução

Seja realista e defina uma meta fácil de atingir. Por exemplo, perder 10% de peso é viável e é um objectivo que pode levar a cabo sem grande esforço. Menos 10% de massa corporal é facilmente visível, sobretudo na hora de se vestir. Se pesar 70 quilos e eliminar sete, isso equivale a dois números de roupa abaixo.

A ter em conta!

Perder 10% de peso reduz entre 50% a 60% as possibilidades de sofrer de doenças como hipertensão, diabetes, excesso de colesterol ou doenças cardiovasculares. Para além disso, a sua nova silhueta melhorará a sua
auto-estima.

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