Agrião, o super alimento no combate à gripe

Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, é poderoso no reforço do sistema imunitário
A escolha dos alimentos de consumo diário faz parte das estratégias de quem quer aumentar as suas defesas imunitárias, protegendo-se da gripe e das constipações.
O agrião de água está entre os alimentos que mais poderão contribuir para aumentar a resistência aos vírus da gripe. Os benefícios dos legumes e frutas são conhecidos, sobretudo os da maçã, dos brócolos e do tomate. No entanto os agriões superam-nos, pois reúnem todos os nutrientes e vitaminas que encontramos em todos eles.
Apesar de ser um produto pouco consumido fora da sopa, um estudo desenvolvido pela Universidade de Ulster, Reino Unido, demonstra que o agrião de água tem mais vitamina C do que a laranja, mais ferro que os espinafres e mais cálcio que o leite – tornando-se um alimento poderoso no reforço do sistema imunitário. 
Aliado ao mel, revela-se também um ótimo coadjuvante no combate aos problemas do sistema respiratório. No caso das dores de garganta, tosse e rouquidão, pode aquecer-se uma chávena de leite com mel e adicionar uma porção de agrião de água o que, pelo seu efeito expectorante, fornecido pelos glicosídeos de que é composto, irá reduzir a inflamação da mucosa do sistema respiratório, ajudando a respirar melhor.
De acordo com as recentes previsões da Direção Geral de Saúde, o pico de gripe em Portugal deverá ocorrer no próximo mês de fevereiro. Durante as epidemias de gripe, cerca de 5 a 15% da população é afetada por infeções respiratórias.
artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários