Açúcar ou adoçante? O que é pior para a saúde?

Zélia Santos, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas, esclarece a questão. A resposta não deixa de ser surpreendente

Açúcar ou adoçante? A dúvida é comum a muitos portugueses. Mas afinal o que é que faz pior? «Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que na família dos adoçantes se incluem tanto a sacarose, vulgarmente chamada de açúcar de mesa, como os edulcorantes. A primeira é utilizada para adoçar bebidas e alimentos, aumentando também o seu aporte energético, pois fornece quatro quilocalorias por cada grama adicionado», esclarece Zélia Santos, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas.

«Por outro lado, os edulcorantes são substâncias também utilizadas para adoçar alimentos ou bebidas, podendo ser naturais, como a stevia, ou artificiais, como o aspartame ou o acesulfame K», refere a especialista. «Neste caso, tanto naturais como artificiais fornecem quantidades energéticas muito reduzidas. Na escolha entre açúcar e edulcorante, a opção será aprender a consumir os alimentos sem a adição de qualquer um deles», aconselha a dietista.

artigo do parceiro:

Comentários