A modalidade certa

Escolha o exercício que pratica de acordo com os seus objectivos

Existem basicamente três motivos que o podem levar ao ginásio: saúde, forma física e stress.

Já alguma vez pensou que, de acordo com estes objectivos, pode seleccionar diferentes tipos de exercício físico?

O personal trainer Duarte Galvão apresenta as modalidades mais adequadas a cada um.

O seu objectivo: Ficar mais saudável

Se esta é a sua principal motivação saiba que actividades com carga, como body pump, total condicionamento e step previnem a osteoporose; pilates e natação melhoram a postura e aliviam as dores nas costas. Na menopausa, danças e hidroginástica são as mais indicadas.

O seu objectivo: Estar em forma

Se pretende perder peso e conquistar o corpo que sempre quis, combine um treino cardiovascular (indoor cycling, body combat, body attack), de maneira a queimar gordura corporal, no momento, com um treino de tonificação muscular (body pump, musculação) para manter as necessidades energéticas do corpo elevadas, a longo prazo.

Se já atingiu o peso ideal e pretende tonificar o corpo, então body pump, body attack e total condicionamento são as modalidades certas para si.

O seu objectivo: Combater o stress

Existem duas formas de combater o stress consoante o tipo de pessoa. Há quem procure descarregar a energia em modalidades enérgicas, como body combat ou body attack; e quem prefira actividades mais calmas como yoga e pilates. Se quer essencialmente conviver e divertir-se, então as aulas de grupo são ideais para si, especialmente hidroginástica e danças.


Texto: Vanda Oliveira com Duarte Galvão (personal trainer)

artigo do parceiro:

Comentários