A dieta TLC

Saiba em que consiste o método de emagrecimento Therapeutic Lifestyle Changes

Concebido para reduzir o mau colesterol (LDL) e outros marcadores de doenças cardiovasculares, este é um regime para a vida que promete baixar os níveis de mau colesterol em cerca de 20 a 30 por cento.

Nas primeiras seis semanas, após visita ao médico, irá reduzir o consumo de gordura saturada, que não representará mais de sete por cento do total de calorias ingeridas.

Além disso, ser-lhe-à pedido para aumentar a atividade física moderadamente (30 minutos idealmente todos os dias) e, se tiver excesso de peso, ingerir menos calorias. O aumento do consumo de alimentos ricos em fibra, saciantes, ajuda nesta missão.

Após uma segunda consulta médica e análise do níveis de LDL, o foco mantém-se na redução de gordura, mas pode haver recurso adicional a esteróis e estanóis vegetais e a 10 a 25 g de fibra solúvel. Esta etapa dura também seis semanas, após as quais o objetivo será analisar com o médico o sucesso deste plano ou a necessidade de iniciar a toma de medicação e tratar a síndrome metabólica.

Ponto positivo

«O facto de ser recomendada pela American Heart Association e pelo governo norte-americano é um ponto positivo. É uma dieta com teor de gordura total e saturada muito baixo, assim como de colesterol», explica a nutricionista Alva Seixas Martins.

Ponto negativo

«Enfatiza demasiado o colesterol alimentar, o que implica saber ler e interpretar a informação nutricional de cada produto», sublinha a especialista. Além disso, a restrição de alimentos gordos «torna a dieta pouco saborosa» e, por isso, difícil de manter para algumas pessoas.

Menu diário de 1.800 calorias

Pequeno-almoço

1 chávena de aveia + 1 chávena de leite magro + ¼ de chávena de passas + 1 chávena de meloa aos cubos + 1 chávena de sumo de laranja + 1 chávena de café com duas colheres (de sopa) de leite magro

Almoço

Sanduíche de carne assada + 1 pão de trigo pequeno com uma fatia de lombo de vaca assado + 1 fatia de queijo suíço magro + 2 folhas de alface romana + 2 fatias médias de tomate + 2 colheres (de chá) de mostarda + Salada de massa + ½ chávena de massa + ¼ (de chá)vena de mistura de vegetais + 1 colher (de chá) de azeite virgem +1 maçã média + 1 copo (de chá) gelado sem açúcar

Jantar

Redfish pequeno cozinhado em duas colheres (de chá) de azeite virgem + 1 colher (de chá) de queijo parmesão + 1 chávena de arroz + ½ chávena de brócolos salteados numa colher de margarina magra + 1 chávena de morangos com 1/2 chávena de iogurte gelado sem açúcar + 1 copo de água

Snacks permitidos

Estes são os alimentos recomendados para as pausas matinais e para os lanches:

- 2 chávenas de pipocas cozinhadas com óleo de canola
- 1 chávena de pêssego em calda
- 1 copo de água

Texto: Nelma Viana com Alva Seixas Martins (nutricionista)

artigo do parceiro:

Comentários