A dieta que deu uma nova silhueta a Kátia Aveiro

Emagrecer com refeições gourmet é possível e a irmã de Cristiano Ronaldo é a prova disso. Conheça o plano que o leva rumo à leveza

São várias as dietas que prometem uma silhueta perfeita, com mais ou menos esforço. Conheça o método Lev, cujo lema é combater o excesso de peso através da utilização de refeições gourmet, adaptadas a cada pessoa e à meta que pretende alcançar. Nas últimas semanas, a cantora Kátia Aveiro, irmã do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, surpreendeu ao exibir a sua nova silhueta, conquistada com esta dieta, nas redes sociais. «Se foi fácil? Não, mas como encarei a minha reeducação alimentar com muita dedicação, estava preparada para as várias restrições que me viriam a ser impostas», escreveu no seu blogue.

«Os resultados estão à vista e partilho-os convosco. Cinco semanas depois e com sete quilos a menos em cima, sinto-me realmente melhor, sinto-me mais saudável, mais bonita, mais confiante», desabafa a intérprete de «Boom sem parar» e «Latina de cuerpo y alma», feliz com a sua nova silhueta. Com a ajuda de Tiago Morim, nutricionista, damos resposta às principais dúvidas deste regime de emagrecimento.

Em que se baseia esta dieta?

O Método Lev é um tratamento não farmacológico para o excesso de peso e obesidade que se baseia na utilização de refeições gourmet hipocalóricas, pobres em açúcares e gordura, mas ricas em proteína de alto valor biológico. Ao serem implementadas em substituição da alimentação tradicional induzem um processo metabólico que obriga o organismo a consumir as reservas de gordura como principal fonte energética.

Assim, é desencadeada uma perda de peso eficaz e motivante. No entanto, por serem refeições ricas em proteína, garantem a manutenção da massa muscular e da tonicidade cutânea.

Como é que se processa a dieta?

Numa primeira visita é feito um estudo exaustivo do quadro clínico do paciente, para que se possa personalizar melhor possível o tratamento. Com base nestes dados, é delineado o plano de tratamento e, consequentemente, dá-se uma explicação minuciosa de como se vai desenrolar a dieta. Este plano divide-se em duas etapas principais. A duração média de cada etapa depende do objectivo de perda de peso e pode variar entre sete e 40 dias.

Como é determinada a passagem para as fases seguintes?

O método está protocolado da seguinte forma. Na primeira fase, a pessoa terá de atingir 50 por cento do objetivo de perda de peso. Na segunda fase, terá de atingir 80 por cento e a fase três terminará assim que o objetivo de perda de peso for atingido.

De que forma é feita a avaliação clínica ao longo da dieta?

A pessoa poderá realizar consultas gratuitas de dez em dez dias durante e após o tratamento. Nessas consultas são avaliados os resultados obtidos, são corrigidos eventuais erros no tratamento e é avaliado o impacto nutricional do mesmo para detectar necessidades de reajuste.

As refeições contêm todos os nutrientes necessários ao organismo? A toma de suplementos é recomendada?

As refeições Lev, por terem muito baixo valor calórico, necessitam de ser complementadas com vitaminas, sais minerais e ácidos gordos essenciais. A sua função é apenas fornecer proteína de alto valor biológico para manutenção da massa muscular.

Existem contraindicações?

Sim, existem. O Método Lev está contra-indicado a pessoas que sejam insuficientes renais ou hepáticos, diabéticos que façam terapia com insulina e a grávidas ou lactantes.

Veja na página seguinte: Que passos deve seguir uma pessoa que decide adoptar este plano?

Comentários