A alface é indigesta?

É um dos vegetais mais consumidos pelos portugueses mas nem todos os aparelhos digestivos o toleram da mesma maneira. Veja o que diz o nutricionista Miguel Ângelo Rego.

Todos nós reagimos de formas distintas à digestão de diferentes alimentos e alguns, apesar de parecerem aparentemente inocentes, como é o caso da alface, muito consumida pelos portugueses durante todo o ano mas especialmente em saladas nos meses de maior calor, acabam por gerar algumas intolerâncias e alergias nalguns indivíduos. De facto, a alface é um alimento cuja digestão é relativamente simples.

Tem um teor calórico muito baixo e a presença de fibras indigeríveis faz deste alimento uma excelente opção para promover a regularização do trânsito intestinal. Contudo, essas mesmas fibras indigeríveis podem ser responsáveis por processos de fermentação que promovem a produção de gases intestinais, cujos efeitos são desconfortáveis.

Outros alimentos com efeitos semelhantes são as leguminosas e algumas hortaliças, particularmente aquelas com talos mais rijos e as bebidas gaseificadas. Muito diurética e rica em vitamina A, vitamina C e lactucaxantina, a alface é um alimento que quem sofre de retenção de líquidos e inchaço deve ingerir. Veja também a galeria de imagens com os ingredientes que não podem faltar na sua cozinha.

Texto: Miguel Ângelo Rego (nutricionista)

artigo do parceiro:

Comentários