“98% das noivas conseguem perder peso. Porquê? Estão motivadas”

Não uma, nem duas ou três, mas quatro dietas num mesmo livro. A nutricionista Maria João Nogueira aprsenta-nos regimes alimentares diversos e motivadores que de adaptam ao ritmo e gosto de cada um. Um plano que nos é explicado, aqui, em entrevista.

Logo no início deste seu livro lança um manifesto contra as dietas da moda. Isto porque, como diz, não há milagres. O que falha nestas dietas?

Nestas dietas falham várias coisas. São muito restritivas e impraticáveis a curto e médio prazo, pois não são equilibradas. Dou-lhe um exemplo, não é possível manter um regime alimentar sustentável apenas com ananás, como preconizam algumas dietas. Também é comum vermos o anúncio de que “agora é que se descobriu a solução para a perda de peso”. A pessoa que faz a dieta de forma recorrente acha que vai encontrar a tal dieta absoluta e isso não acontece. Repare, não há perdas de peso milagrosas.

O efeito a longo prazo da perda e ganho de peso acaba por ser bastante pernicioso. Quais são os principais problemas?

Há tantos. A pessoa ganha estrias, flacidez, não faz bem genericamente à saúde e psicologicamente desmotiva. Se me pergunta se há casos impossíveis de resolver nesta questão da perda de peso, digo-lhe que não. A pessoa tem é de ter objetos realistas. Como acreditar que se perde oito quilos numa semana a comer crepes com chocolate? Ou com chás, ou sumos? O livro que escrevi, “Dieta à Minha Medida”, leva-nos a pensar de forma realista e racional sobre estas questões. Isto sem radicalismos, com um ou outro deslize, porque também é importante, mas com cuidado.

No fundo o que também nos diz é que encontrar a dieta certa é um pouco como ir ao alfaiate, certo?

A ideia é exatamente essa. Com o meu livro procuro ir ao encontro do contexto de uma consulta de nutrição. Nesses momentos, os pacientes fazem perguntas muito específicas. Por exemplo, “sou intolerante ao glúten?”. Não saberei responder sem um quadro mais geral. Terei de ir por tentativa erro para perceber do que é que aquele indivíduo em concreto carece. O mais importante é as pessoas serem realistas e irem encontrando, com o especialista de saúde, o que conseguem atingir. Isto no sentido de prolongarem no tempo os bons resultados da dieta. O que procurei nesta obra é facultar um instrumento que permita à pessoa antever quatro semanas de cozinha equilibrada à mesa. Receitas saudáveis, agradáveis a apetitosas, divididas em quatro registos alimentares diferentes, as dietas vegetariana, sem lactose e sem glúten, hiperproteica, mediterrânea.

“98% das noivas consegue perder peso. Porquê? Estão motivadas”

Ou seja, seguindo o velho adágio “não lhe dês o peixe, dá-lhe a cana”. Podemos colocar desta forma esta questão?

Este livro procura desmistificar alguns conceitos e procura evitar erros recorrentes. Todos achamos que somos um pouco nutricionistas, porque todos comemos [risos]. No fundo, acaba por ser uma área de interesse a quase todas as pessoas. Entre os mitos que reiteramos, está o de que a água às refeições engorda ou a necessidade de comer de duas em duas horas. Tem de haver bom senso e o livro, em meu entender, ajuda. Por outro lado, com o livro, como sublinhei, a pessoa põe em prática quatro regimes alimentares. São diferentes abordagens ao fenómeno alimentar. Finda cada uma das quatro semanas a pessoa aponta como se sente. Com base nesta informação o individuo poderá fazer as suas escolhas em função dos melhores resultados que obteve.

Com quatro dietas diferentes no livro não receia que o leitor se possa sentir baralhado?

Não. O livro tem várias vantagens. O leitor irá empreender diversas experiências e verá como se sente. Depois, varia muito no que leva à mesa, não está sempre a fazer o mesmo lanche, ou pequeno-almoço. Por vezes come hidratos ao almoço, outras vezes não. Por outro lado o metabolismo também não se habitua. Quando o organismo se está a acomodar, muda o registo e o individuo tem de se readaptar. São quatro registos alimentares, mas todos eles com uma base comum: são todos saudáveis, propiciam, a perda de peso, o controlo das calorias, o controlo dos hidratos de carbono. Ou seja, há uma base comum e, simultaneamente, este carácter de diferença. É claro que a pessoa irá ajustando a dieta às suas necessidades. O intuito do livro é mesmo perder peso.

Na próxima página descubra como a motivação é factor coadjuvante para a perda de peso

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