Os princípios da dieta mediterrânea, declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, apontam para uma alimentação à base de legumes, fruta, cereais, pouca carne e peixe e gorduras saudáveis como o azeite. Os pressupostos deste regime alimentar serviram de base à denominada dieta nórdica, que acrescenta uma série de ingredientes menos utilizados em Portugal às recomendações dos especialistas. A nutricionista Patrícia Segadães explica as vantagens de cada um deles.

1. Algas

"São ricas em iodo e têm uma elevada concentração de clorofila, um fitoquímico com grande poder antioxidante que, consumido com moderação, tem benefícios para a saúde", afirma a especialista.

2. Cerveja Pilsner

"É uma cerveja de baixa fermentação, tal como a maioria das cervejas consumidas em Portugal. Tem um sabor mais forte e amargo. Em moderação, a cerveja contém compostos fenólicos e antioxidantes, aliados da saúde cardiovascular", defende Patrícia Segadães.

3. Ervilhas-secas

"Estas são ervilhas desidratadas às quais foi retirada a casca, pelo que, além de não conterem água, também têm menos fibra. As lentilhas são uma excelente alternativa equivalente em termos nutricionais", refere a nutricionista.

4. Leite coalhado

"Este é um produto coagulado obtido por fermentação devido à ação de microrganismos que atuam sobre o leite. É mais digestível do que o leite, favorece a regulação do trânsito intestinal e a diminuição do colesterol. Pode substitui-lo por iogurte natural, sem aroma e sem adição de açúcar", recomenda.

5. Óleo de colza prensado a frio

"É uma gordura polinsaturada, que beneficia o bom colesterol. O calor e a luz fazem com que se degrade muito facilmente, pelo que deve ser guardado num local fresco e isolado da luz. O azeite é uma boa alternativa", afiança Patrícia Segadães.

6. Óleo de grainha de uva

"É uma gordura polinsaturada com um poder antioxidante muito forte quando comparado com outros óleos. Deve preferir o prensado a frio", alerta a especialista em nutrição.

7. Sumo de maçã prensado a frio

"A prensagem a frio permite que se mantenham mais características nutricionais de um alimento do que se fosse usada a ação do calor. Pode substituir por um sumo natural feito na hora", sublinha.

8. Uva-do-monte

"Esta baga típica da Escandinávia não se encontra em Portugal, mas pode ser substituída por mirtilos, que partilham a maioria das suas características nutricionais", aponta Patrícia Segadães.

9. Vinagre de cidra de maçã

"Muitos estudos indicam que tem um poder antioxidante e uma capacidade antibacteriana superiores aos do vinagre de vinho", refere ainda a especialista.

Onde comprar estes ingredientes

Pode adquirir a maioria destes ingredientes em lojas dietéticas, lojas gourmet e secções de produtos naturais e dietéticos das grandes superfícies.

Texto: Rita Miguel com Thomas MeInert Larsen (professor associado do Departamento de Nutrição, Exercício e Desporto da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca)