9 alimentos imprescindíveis

O que não pode faltar na sua lista de compras

Para elaborar as suas refeições, necessitará de muitos mais alimentos (tomate, carne magra, leite magro...), mas estes nove que se seguem são imprescindíveis do ponto de vista nutricional e fáceis de cozinhar.

Na prática, não só o ajudam a manter-se elegante como protegem a sua saúde. Não abdique deles!


Linguado

Deve fazer parte da sua lista de alimentos favoritos porque é um peixe magro e, portanto, uma fonte saudável de proteínas. Sempre que possível evite os panados. Cozinhe-o na chapa, na grelha, coza-o ao vapor ou asse-o no forno. Substitua-o por garoupa ou pescada.

Kiwi

É um fruto saciante, diurético, laxante e tem muita vitamina C.Consuma-o sozinho ou em salada. Éideal para comer a meio da manhã ou da tarde, para petiscar.

Feijão verde

Tem muita fibra e ofereceum efeito saciante, devendo ser consumidocozido ou salteado com um fio de azeite, para acompanhar peixe ou carne, ou na sopa.

Frango

Sem pele, é a carne que menos engorda (como o peru e a vitela branca) e pode cozinhar-se de muitas formas, nomeadamente cozido, estufado, assado... (mas sempre sem pele). Acompanhe com salada ou legumes. Evite os molhos.

Chá

Éuma bebida pobre em calorias e em sódio, que, consumida com moderação, não acarreta problemas para a saúde. Favorece a eliminação de líquidos e toxinas. Mas «cuidado com os chás para emagrecer. Devem ser ingeridos, no máximo, duranteum ou doismeses seguidos e, se possível, intercalando com água», recomenda Iara Rodrigues, nutricionista.

Beba um litro de água por dia e os restantesmeio litroouum litro através de chás de ervas (sem açúcar) e frutos e sumos naturais.

A nutricionista aconselha: «Não exceda esta quantidade (o chá promove a diurese e, por conseguinte, pode privar o corpo de minerais valiosos) e, após a refeição, fique-se por uma chávena (porque promove a distensão gástrica)».

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