Um dos problemas que nos deparamos quando tentamos comer saudável, ou seguir uma alimentação mais saudável é o seu custo.

Vegetais frescos, carnes magras, frutas biológicas, são tudo alimentos que podem ser mais caros que os alimentos processados.

Se procura formas mais acessíveis e baratas de seguir uma alimentação saudável sem pôr em causa o seu orçamento, não pode perder estas dicas.

Planeie as suas refeições atempadamente

Ao planear as suas refeições adequadamente  vai evitar compras por impulso, poupando dinheiro e garantindo que as escolhas que está a fazer são saudáveis. Esta medida permite-lhe ainda utilizar as sobras.

Esteja atento às promoções

Hoje em dia são inúmeros os folhetos em papel ou digital com as respetivas promoções semanais das diferentes lojas. Uma rápida passagem por estes folhetos permite-lhe saber onde encontrar os melhores preços.

Procure sempre o preço por quilo

Muitas vezes as lojas tentam “ludibriar-nos”, levando-nos a comprar os produtos mais caros.

Nem sempre o produto mais barato é realmente o mais barato! Tenha sempre em atenção o preço por quilograma e não o preço final. Desta forma sabe se está a comprar o mais barato.

Nunca faça compras com fome ou sem uma lista previamente preparada.

Planear é chave quando tenta reduzir o orçamento das compras. Faça uma lista com o que realmente necessita e cumpra-a. Não se esqueça de fazer um lanche ou uma outra refeição antes de ir às compras. A probabilidade de seguir a lista que planeou é maior.

Escolha a carne convenientemente

Todos sabemos que o frango ou peru são mais saudáveis, mas em vez de comprar apenas os peitos embalados, opte pelo frango ou peru inteiro, que são consideravelmente mais baratos.

Cultive um jardim

Existem bastantes ideias para criar o seu jardim dentro de casa. Seja em pequenos vasos, garrafas adaptadas ou até mesmo latas.

São inúmeras as vantagens de saúde ao cultivar os seus próprios vegetais, legumes ou ervas aromáticas, além disso poupa algum dinheiro.

Prefira fruta ou legumes inteiros

Existem embalagens já com a fruta e os legumes cortados e preparados, no entanto são mais caras. Compre a granel e faça você mesmo os cortes que preferir.

Armazene corretamente a sua comida

Nunca abriu o frigorífico e viu a alface murcha ou os tomates a estragarem-se?

Coloque na parte da frente do frigorífico os alimentos com menor data de validade, feche corretamente os seus tupperwares, utilize sacos com fechos para a comida não apanhar ar.

São inúmeras as formas de preservar a comida que pode utilizar de forma a evitar os desperdícios comuns, permitindo-lhe poupar dinheiro.

Com um pouco de planeamento e alguma dedicação vai perceber que afinal comer saudável é possível e não é assim tão dispendioso.