7 factos sobre intolerância à lactose

Hoje em dia, numa visita ao supermercado encontramos muitos produtos sem lactose. Para entender do que se trata, reunimos alguns factos que ajudam a entender esta nova tendência.

A lactose é o açúcar presente no leite e é composta por glicose e galactose. Encontra-se nos lacticínios em quantidades variáveis, estando presente em maior quantidade no leite, em menor nos queijos frescos e iogurtes, e nos queijos curados chega mesmo a não estar presente.

Para ser digerida, a lactose necessita da presença da enzima lactase. Nos casos em que existe intolerância à lactose, esta enzima ou não existe ou encontra-se em pequenas quantidades no organismo.

  1. Com o aumento da idade pode haver uma diminuição da lactase o que leva a uma maior dificuldade ou mesmo impossibilidade em digerir a lactose? É verdade!
  1. A inclusão de produtos sem lactose, pode eliminar os sintomas e desconforto associados, pelo que são uma boa opção para quem tem intolerância à lactose.
  1. Os produtos sem lactose permitem aos intolerantes continuarem a consumir lácteos, como os iogurtes, que são uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, minerais como o cálcio, magnésio e fósforos, e vitaminas do complexo B, D e A, importantes para a saúde dos ossos e músculos.
  1. Quem pretende ter uma restrição calórica deverá preferir  produtos magros por terem menos gordura e por vezes menos açúcar. A mesma lógica deverá ser aplicada em produtos sem lactose, que também existem na versão magra.
  1. Saiba que a exclusão ou diminuição do consumo de lactose aumenta a probabilidade de aumentarmos os níveis de intolerância, pois o organismo reduzirá ainda mais a produção de lactase. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, como nos países do sul da europa bebemos menos leite e consumimos mais queijo, 70% da população adulta é intolerante, porque o organismo se desabituou a processar a lactose.
  1. Os sintomas normalmente associados à intolerância à lactose são: náuseas, distensão abdominal, flatulência, cólicas e diarreias. Estes surgem entre 30 minutos a duas horas após a ingestão de alimentos com lactose e o efeito depende da dose ingerida.
  1. Para se comprovar a intolerância à lactose devem fazer-se testes específicos. Para isso, fale com o seu médico.

Comentários