Veja aqui 5 dos erros mais comuns de quem faz dieta e, caso seja o seu caso, tente contornar os mesmos para não sofrer dissabores ou desmotivar.

1 – Estabelecer metas impossíveis
Não ter o bom senso de se aconselhar com um nutricionista ou médico e saber o que deve fazer e como fazer é um engano, bem como pensar que irá perder 10kg de forma saudável em apenas 1 mês, por exemplo! Defina um objetivo razoável e fácil de concretizar, se houver dedicação, para não se sentir defraudado ou frustrado.

2 – Saltar refeições
Esta ou até estar quase um dia inteiro sem comer só lhe fará pior! Não só não lhe faz bem à saúde como, quando for ingerir algum alimento o corpo irá armazená-lo em vez de o gastar. Tudo porque a indicação que tem é que se você está sem comer ele deve guardar para gastar posteriormente (metabolismo lento). Faça, pelo menos, 5 a 6 refeições por dia, nunca esquecendo que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, uma vez que lhe irá recarregar baterias e dar energia para o seu dia.

3 – Roda Alimentar
Culpar as gorduras porque se engorda é um erro comum. O problema é o que se ingere e quando se ingere! Há gorduras saudáveis e que devem fazer parte da sua dieta: salmão, nozes, azeite, entre outros.
Colocar de parte hidratos também é um engano, a não ser que se queira sentir sem energia, irritado e sem disposição para nada. Certamente não os deve misturar e/ou colocar molhos, mas ingeridos com moderação e de forma controlada são essenciais para uma dieta variada e equilibrada.
Ovos, peixes ou outras fontes de proteínas também não devem ser descurados. O consumo destes derivados é importante para suprimir a sensação de fome.
Os produtos light devem ser ingeridos, mas com muita moderação. Têm sódio na sua composição o que pode provocar inchaço e elevar a pressão arterial.

4 – Beber pouca água
Nunca se esqueça que estar hidratado é fundamental à saúde e ajuda a emagrecer. O ideal será beber, no mínimo, cerca de 1lt por dia, mas não beba às refeições. Um truque será beber 2 copos antes destas para saciar.

5 – Não fazer exercício físico
Aliando o exercício físico à dieta tem uma dupla imbatível! O exercício vai estimular o crescimento muscular e enrijece os músculos enquanto que a dita emagrece e diminui a camada adiposa. Juntos irão remodelar e modelar o corpo e fortalecer a sua saúde.