5 boas razões para comer maçãs

Uma fruta que deve privilegiar na sua alimentação

Para a Branca de Neve, que ficou inconsciente depois de dar uma dentada numa oferecida pela Rainha Má, ia sendo fatal mas, na vida real, a história e outra.

De acordo com Albert Ronald Morales, autor do livro «Frutoterapia», editado em Portugal por A Esfera dos Livros, a maçã é a fruta da saúde, alivia o cansaço físico e intelectual, cura anemias, reumatismo, artrite, hepatite, entre outras doenças.

Diz-se que quem consumir uma maçã por dia evita a ida ao médico. «An apple a day keeps the doctor away», costumam apregoar os anglo-saxónicos. Nós damos-lhe mais cinco boas razões para lhe dar uma dentada:

1. A maçã é rica em fibra, vitamina A e C, ferro, cálcio, magnésio, potássio e flavonoides.

2. O consumo regular desta fruta permite uma descida dos níveis de proteína C reativa, o que sugere um efeito protetor face a ateroesclerose.

3. Tem benefícios na prevenção do cancro e melhora a taxa de glicose nos diabéticos de tipo 2.

4. A casca da maçã é rica em pectina e polifenóis que, segundo estudos científicos, melhoram o nível de metabolismo dos lípidos.

5. Comer uma maçã por dia, após seis meses, ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol (LDL) e a aumentar os de bom (HDL), revelou um estudo da Universidade da Florida feito com mulheres na pós-menopausa com idades entre os 45 e os 65 anos.

Comentários