5 benefícios de ter uma nutricionista

Quer perder ou ganhar peso? Pretende melhorar a sua performance desportiva? A sua alimentação é monótona e já não sabe como contornar esta situação? Tem falta de energia e não entende porquê? Está com dificuldades em que o seu filho tenha uma dieta alimentar adequada ao seu desenvolvimento?

Então um nutricionista/dietista será a pessoa indicada para lhe dar apoio.

O nutricionista/dietista é o profissional de saúde que integra, aplica e desenvolve os princípios derivados da biologia, química, fisiologia, das ciências sociais e comportamentais e aqueles provenientes das ciências da nutrição, alimentação, gestão e comunicação, para atingir e manter ao melhor nível o estado de saúde dos indivíduos, através de uma prática profissional cientificamente sustentada, à luz dos conhecimentos atuais e em constante aperfeiçoamento.

Se ainda não procurou um/a nutricionista/dietista aqui ficam 5 motivos: 1.     Avalia

Através da análise da história alimentar o nutricionista avalia o seu estado nutricional pelo balanço da ingestão de macronutrientes (proteína, hidratos de carbono e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Essa avaliação é complementada por medições antropométricas (peso, altura, bioimpedância, pregas adiposas). A interpretação dos dados resultantes desta última avaliação irá indicar o seu estado nutricional no que concerne ao balanço de massa gorda, massa isenta de gordura e hidratação.

Complementando estas avaliações analisa a história clínica, familiar e social, as preferências e aversões alimentares, intolerâncias e alergias alimentares bem como questões psicológicas.

2.     Determina

De acordo com o seu objetivo, o resultado das avaliações, determina as necessidades nutricionais individuais e elabora um plano alimentar nutricionalmente adequado e adaptado ao seu tipo de atividade física.

3.     (Re) Educa

Considerando o seu estilo de vida, identifica as principais barreiras à prática de uma dieta alimentar saudável. Através de várias estratégias (elaboração de receitas, menus, análise de rótulos, orientações para compras no supermercado, entre outras) promove a re-educação alimentar.

4.     Promove

Pelos 3 motivos indicados, promove a adoção de um estilo de vida saudável assente numa melhoria de bem-estar físico e mental.

5.     Acompanha

Proporciona um acompanhamento personalizado para que não desista e aprenda a contornar as dificuldades, no sentido de alcançar o seu objetivo.

Se pretende ter uma melhor condição de saúde, ter mais energia, ter um melhor rendimento físico, ter uma alimentação mais variada ou uma gravidez mais saudável, entre em contacto com a/o sua/seu nutricionista/dietista Eat Well e agende a sua sessão de nutrição.

Marta Mourão

Nutricionista Holmes Place Cascais

artigo do parceiro:

Comentários