XI edição do Hospital dos Pequeninos desmistifica segredos de ambulâncias

Iniciativa visa ajudar os mais pequenos a perderem o medo da “bata branca”

Desmistificar os segredos das ambulâncias e descobrir a magia das radiografias e ecografias vão ser os principais enfoques da edição XI do Hospital dos Pequeninos, promovida pela Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, AEICBAS. A ação arrancou esta terça-feira e irá durar até amanhã, dia 13 de dezembro, no Auditório Professor Alexandre Moreira do Hospital de Santo António. A iniciativa é dirigida a crianças entre os três e os seis anos e pretende fomentar a confiança dos mais pequenos junto dos médicos.

As vacinas, as consultas periódicas ao pediatra, a necessidade de uma alimentação saudável, a prática de exercício físico, a saúde oral e a prevenção de acidentes com medicamentos são a aposta dos estudantes de Medicina do ICBAS para a edição XI do Hospital dos Pequeninos, que conta com cerca de 600 crianças.

No entanto, a visita a uma ambulância, com todos os procedimentos de emergência, vai assumir particular importância, por forma a permitir às crianças compreenderem o funcionamento dos cuidados em saúde e, assim, afastarem os possíveis receios que possam ter em relação a um ambiente estranho.

Nesta visita, os pais (crianças) vão dirigir-se ao hospital com os filhos (bonecos) para que estes sejam observados, examinados e cuidados pelos médicos e farmacêuticos, papeis desempenhados pelos estudantes de Medicina do ICBAS e pelos estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

O atendimento aos pais e filhos terá por base o modelo da consulta médica comum, passando, primeiramente, pela colocação de perguntas sobre o estado de saúde dos bonecos. A seguir, o médico fará a observação pela auscultação e palpação e pela utilização de meios complementares de diagnósticos, como a radiografia e a ecografia. Depois de efetuado o diagnóstico, o médico aplicará o tratamento adequado, podendo passar por uma vacina, imobilização de membros ou prescrição de medicamentação.

Esta iniciativa, além de promover a perda do medo da “bata branca” e fomentar hábitos saudáveis junto das crianças, vai permitir aos estudantes de Medicina o desenvolvimento das capacidades de comunicação e compreensão das crianças, melhorando a sensibilidade dos futuros médicos para realidade da criança doente.

Todos os estudantes afetos a esta ação receberam formação em Pediatria e Pedopsiquiatria, para que estejam preparados para as perguntas que as crianças possam fazer sobre temas como a cirurgia, o cancro, a morte, entre outros.

O XI Hospital dos Pequeninos está aberto entre os dias 11 e 13 de dezembro, das 09h30 às 17h00, no Auditório Professor Alexandre Moreira, no Hospital de Santo António (Centro Hospitalar do Porto).

12 de dezembro de 2012

@Lusa


Comentários