A ministra de Saúde da Venezuela, Maria Eugénia Sader, estará em Portugal nos próximos dias para "negociar" equipamentos para uma fábrica de medicamentos, revelou segunda-feira o presidente Hugo Chávez.

"Eugénia Sader, a ministra da Saúde, anda pela Alemanha, Itália e Portugal, porque estamos a fazer uma negociação para trazer uns equipamentos para acelerar (a implementação) aqui de uma fábrica de medicamentos", disse.

O presidente da Venezuela falava em Caracas durante o lançamento da Grande Missão Filhos da Venezuela, um programa social que tem como propósito atribuir ajudas económicas a adolescentes e mulheres grávidas em situação de pobreza, famílias pobres com filhos menores de 17 anos e portadores de deficiência sem limite de idade.

Explicou que, além daqueles países, a Venezuela "trabalha" com a China e Cuba na implementação de uma fábrica e na compra de medicamentos que são subsidiados e distribuídos pelo governo venezuelano, vincando que devem ser fabricados no país.

Por outro lado, o diretor do Instituto Nacional de Estatística, Elías Eljuri, precisou que atualmente o Estado venezuelano assiste com tratamento gratuito 37 mil pacientes com Sida, "todos os doentes com cancro e outras doenças complicadas".

13 de dezembro de 211

@Lusa