Valongo abre duas unidades de psiquiatria para jovens e idosos

O hospital de Valongo soma esta segunda-feira às suas valências duas novas unidades residenciais de psiquiatria, uma dedicada a jovens e outra para doentes idosos, indicou o Centro Hospitalar de São João (CHSJ) que abrange esta unidade de saúde.
créditos: MIGUEL A. LOPES/LUSA

A Unidade Residencial do Jovem, integrada na Unidade de Psiquiatria do Jovem e da Família, tem nove lugares e destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 ano que apresentem "perturbações do comportamento alimentar e eventualmente outros comportamentos autolesivos", refere informação remetida à agência Lusa pelo CHSJ.

De acordo com esta entidade - que junta o Hospital São João, no Porto, e o de Valongo, conhecido por Hospital Nossa Senhora da Conceição - a nova unidade residencial dedicada aos jovens insere-se na "experiência largamente desenvolvida" na Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental.

Em causa estão, por exemplo, situações associadas a anorexia nervosa e outros comportamentos prevalentes nos adolescentes, bem como em jovens adultos, sendo usado "um ambiente de internamento como intervenção no sistema de regulação familiar condicionado pela doença".

Quanto à Unidade Residencial do Idoso, esta integrada na Unidade de Psiquiatria do Adulto e do Idoso, trata-se de um espaço com oito lugares, aos quais se somam quatro de frequência durante o dia, e destina-se à reorganização comportamental e descanso do cuidador para doentes idosos com alterações comportamentais nomeadamente em processos iniciais de défice cognitivo.

Comentários