Vacina universal contra a gripe cada vez mais perto

Dois estudos publicados nas revistas Science e Nature revelam que uma vacina universal contra todos os tipos de vírus da gripe é uma realidade cada vez mais próxima.
créditos: AFP

O vírus da gripe entra em mutação todos os anos e a vacina contra esta infeção é adaptada anualmente.

Dois estudos distintos, publicados na revista científica britânica Nature e na norte-americana Science, relatam a eficácia de uma vacina universal em ratos e macacos de laboratório, um resultado bem recebido por vários especialistas que enfatizam, no entanto, que uma vacina humana não é uma realidade assim tão próxima.

Ambas as equipas de investigadores concentraram a investigação na parte do vírus que é o principal alvo dos anticorpos: a hemaglutinina. Esta proteína, presente na superfície do vírus da gripe, permite a sua fixação nas células humanas.

No estudo publicado na revista Nature, os cientistas do Instituto Americano de Alergia e Doenças Infecciosas indicam que testaram com sucesso as suas vacinas em ratos e furões, animais que apresentam os mesmos sintomas que os seres humanos.

Atualização anual

As vacinas tradicionais contra a gripe utilizam vírus inativos (injetáveis) ou atenuados (spray nasal) e são atualizadas a cada ano com base nas estirpes circulantes no outro hemisfério.

Comentários