"Um dos nossos objetivos é vacinar a população idosa no sentido de atingirmos os 60%, seguindo uma indicação da Direção-Geral de Saúde à qual nos associámos", explicou a presidente do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira (IASaúde), Ana Nunes, em conferência de imprensa.

Até hoje, foram vacinados 18.833 idosos com 65 ou mais anos, o que corresponde a 47,2% da população.

"Isto não nos satisfaz e, dado que ainda temos vacinas em stock, o apelo que fazemos é que a população idosa se dirija aos centros de saúde e faça a vacina, porque é o meio de prevenção mais adequado e assertivo de defesa contra a gripe", vincou.

A Região Autónoma da Madeira adquiriu 33.500 doses para esta época gripal e já foram administradas 28.147 vacinas de forma gratuita e 797 compradas pelos utentes nas farmácias, sendo que o serviço público de saúde dispõe em stock de 5.353 vacinas

Ana Nunes lembrou que a campanha se destina aos idosos, mas também aos grupos de risco, como portadores de doenças crónicas, grávidas e profissionais de saúde.

Ao nível dos profissionais de saúde, apenas 1.339 fizeram a vacina, sobretudo na classe dos enfermeiros.

A presidente do IASaúde explicou, por outro lado, que o processo de vigilância da doença na Madeira é feito em concertação com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge e incide ao nível das unidades de urgência e dos serviços de obstetrícia.

"Estamos a acompanhar a evolução no todo nacional e já temos alguma atividade gripal baixa, muito baixa", sublinhou.