"Esta pós-graduação já está preparada, completamente estruturada e será disponibilizada aos potenciais interessados a partir do próximo ano letivo", afirmou.

Segundo adiantou, "esta aposta dirige-se, não só a profissionais de saúde, mas também de informática, tecnologias de informação, marketing ou gestão, entre outros, que tenham interesse em aumentar as suas competências na área da telessaúde e da informática aplicada à saúde".

"A ideia é dar competências aos profissionais, no sentido de poderem gerir e estarem habilitados a trabalhar de uma forma mais valorizada nesta área ampla de ação que, tal como acontece lá fora, também está em franco crescimento em Portugal", acrescentou.

Diferente da Telemedicina

Miguel Castelo Branco explicou ainda que a telessaúde é uma área "mais abrangente" do que a telemedicina, visto que alia os cuidados médicos a outras preocupações relacionadas com o bem-estar do utente, ao mesmo tempo que apresenta "perspetivas muito modernas da gestão da saúde e dos recursos".

Entre essas abordagens estão, por exemplo, as alterações que têm sido implementadas na saúde, graças às aplicações dos dispositivos móveis.

Especificidades que exigem respostas adequadas e para as quais a nova oferta da UBI deverá formar e consolidar conhecimentos.

O projeto da pós-graduação de "Formação Avançada em Telessaúde" surgiu no âmbito do Polo de Telessaúde da Cova da Beira, que está no terreno desde 2012, tendo como entidades promotoras a UBI, o Centro Hospitalar da Cova da Beira, o Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira e autarquias locais.

Integrado nesta aposta, a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI recebe hoje um seminário subordinado ao tema "Telessaúde: Interoperabilidade, qualidade e sustentabilidade económica".

Entre os participantes estará Laurent Billonnet, um dos mais destacados especialistas mundiais nesta área e responsável pelas relações internacionais da ENSIL da Universidade de Limoges. Outra das presenças confirmadas é a de Luís Gonçalves, coordenador do Grupo de Trabalho em Telemedicina e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.