A entrega dos certificados será feita pelo Diretor Geral da Saúde, Francisco George, numa cerimónia marcada para as 15:30 no auditório do Hospital Pediátrico, e que contará ainda com as presenças do diretor do Departamento da Qualidade na Saúde, Alexandre Diniz, e do presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, IP. José Tereso.

A acreditação em saúde é considerada uma das "prioridades estratégicas do Ministério da Saúde" para o período 2015-2020, e tem como objetivo principal o reconhecimento público da qualidade atingida nas organizações prestadoras de cuidados de saúde, através de uma avaliação objetiva da competência por pares.

A acreditação das instituições de saúde teve o seu início em Portugal no ano de 1999, com a criação do Instituto da Qualidade em Saúde (extinto em 2006), cabendo atualmente a sua aplicação ao Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, que adotou o modelo de Acreditação de Unidades de Saúde da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia (modelo ACSA Internacional) como referência.

A lista completa de serviços hospitalares e Unidades de Cuidados de Saúde Primários da Região Centro que recebem o certificado é a seguinte: Serviço de Gastrenterologia (Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE); Serviço de Nefrologia (Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE); Serviço de Pediatria (Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE) e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE).

A Unidade de Cirurgia de Ambulatório (Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE); Unidade de Cuidados de Saúde Primários Unidade de Saúde Familiar Barrinha (Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Vouga); Unidade de Saúde Familiar Cruz de Celas (Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego); Unidade de Saúde Familiar Infante D. Henrique (Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões); Unidade de Saúde Familiar Grão Vasco (Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões); Unidade de Saúde Familiar Condeixa (Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego) e Unidade de Saúde Familiar Buarcos (Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego) completam a lista.