"Apesar do esforço financeiro que representa para a autarquia este serviço público que estamos a prestar, é nossa intenção mantê-lo atendendo aos excelentes resultados que temos obtido e à satisfação que temos registado da parte dos utentes", refere em comunicado o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino.

Adquirida há quase nove anos, no âmbito do programa Progride, a unidade não substitui uma consulta médica, mas dispõe de um serviço fundamental para a população, realizando rastreios e ações de informação nas localidades e centros de dia deste concelho do distrito de Castelo Branco.

Carlos Dias, técnico da UMS de Proença-a-Nova, explica que, adicionalmente, a unidade móvel tem tido uma intervenção mais ativa em algumas situações.

"Durante o ano de 2015, acionámos os serviços de urgência do INEM por seis vezes devido aos valores de risco apresentados pelos utentes e, felizmente, todos se encontram numa situação vigiada e controlada. Aconselhámos ainda seis pessoas a deslocarem-se às urgências pois, apesar de não apresentarem um quadro tão grave, necessitavam de acompanhamento médico", adiantou.

O trabalho de prevenção e vigilância é feito de segunda a sexta-feira pelo técnico da UMS que percorre as estradas do concelho de Proença-a-Nova e garante à população, nomeadamente aos mais idosos, uma atenção redobrada com a saúde.