O “Portal do Utente de Matosinhos” é uma plataforma online e app móvel que oferece aos utentes uma maior comodidade no acesso aos serviços da sua unidade de saúde.

“Permite ao utente realizar uma série de ações sem necessidade de se deslocar até à unidade de saúde, como consultar futuras análises, exames e consultas, ver convocatórias e gerir marcações, aceder aos resultados de exames e análises e consultar isenções ou pagar taxas moderadoras”, refere um comunicado dos organizadores.

O prémio Healthcare Excellence é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio da biofarmacêutica AbbVie, que visa distinguir os melhores projetos e boas práticas de gestão implementados nos hospitais portugueses.

O Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais, em Cantanhede, recebeu uma menção honrosa pelo desenvolvimento da “Via Verde da Reabilitação do AVC”, que visa a recuperação dos doentes e que tem permitido aumentar a qualidade de vida dos sobreviventes de AVC.

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, também recebeu uma menção honrosa com o projeto “Implementação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery na cirurgia de cólon e reto”.

“Trata-se de um programa clínico inovador e multidisciplinar, que consiste na preparação exaustiva dos doentes antes da cirurgia e a padronização dos cuidados intra e pós-operatórios”, explica.

Os três foram distinguidos hoje entre sete projetos finalistas, numa cerimónia que decorreu em Évora. A quarta edição da iniciativa recebeu um total de 19 candidaturas.