O concurso público para a empreitada de construção de um edifício foi hoje publicado em Diário da República (DR) e, em resposta escrita à agência Lusa, a ARS-N explicou que o investimento total é da ordem dos 1.275.000 euros, sendo 1.100.000 para construção e 175.000 destinado ao equipamento.

O novo edifício ficará localizado, num terreno cedido pela câmara local, entre a Rua Carreira e a Rua D. António Castro Meireles, junto ao Centro Escolar de Baguim do Monte, Gondomar, distrito do Porto, e servirá 18.000 utentes, nesta data adstritos à Unidade de Saúde Familiar "Lusíadas" e Unidade de Cuidados na Comunidade de Baguim do Monte.

Sem conseguir, no entanto, "para já" precisar o número de recursos humanos, nomeadamente médicos, que irão trabalhar nesta nova unidade, fonte da ARS-N apontou que "as futuras instalações foram dimensionadas para a prestação de serviços da carteira básica preconizada atualmente e adequada às características da população que vão servir".

Assim, nesse leque de serviços destacam-se a promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida, cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla, cuidados no domicílio e integração e colaboração em rede com outros serviços, setores e níveis de diferenciação, numa perspetiva de ‘gestor de saúde' do cidadão.

Em comunicado, também a câmara de Gondomar, presidida pelo socialista Marco Martins, refere que o "município colocou este processo em marcha há mais de dez anos", vincando que o arranque "só se tornou possível agora depois do atual executivo ter aceitado incluir esta obra no mapeamento das verbas a atribuir no âmbito do Portugal 2020".

O anúncio publicado em DR refere que o prazo de execução da obra é de 630 dias após a atribuição da empreitada, enquanto o valor base do procedimento é de cerca de 800 mil euros.