"É com enorme prazer que ao fim de quatro anos de luta se concretiza a abertura da UCCI. É a realização de um anseio da população de Melgaço que se cumpre e que vem nuo seguimento de uma promessa eleitoral do agora primeiro-ministro, António Costa", afirmou o autarca socialista Manoel Batista.

Em causa está uma UCCI está concluída desde setembro de 2012 mas aguardar, desde então, a realização de protocolo que permita a sua entrada em funcionamento.

A sua criação foi protocolada a 08 de agosto de 2008 entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Câmara Municipal de Melgaço, no âmbito da requalificação dos serviços do Centro de Saúde local. Foi executada e paga pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), representando um investimento público de 1,5 milhões de euros.

O equipamento vai ser inaugurado, no sábado, pelo primeiro-ministro António Costa, acompanhado pelo ministro da Saúde.

Em setembro de 2015, durante a campanha para as eleições legislativas, o secretário-geral do PS, António Costa, visitou aquela unidade, apontando-a como "um péssimo exemplo do abandono a que o Governo PSD/CDS votou o setor da saúde, considerando que o desenvolvimento de unidades de saúde primária e de cuidados continuados são fundamentais para desenvolver o SNS".

"Este espaço construído, equipado, há três anos fechado apesar de pronto para poder ser uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC) e as UCC são uma valência fundamental para o desenvolvimento do SNS para podermos prestar melhores cuidados de saúde com menos custos e com maior proximidade às pessoas e às famílias. É absolutamente inaceitável que um equipamento destes esteja pronto e graças ao desinvestimento que o governo fez no SNS ele continue a estar fechado e a não poder ser aproveitado pela população quando há tantas carências de camas de cuidados continuados", sublinhou na ocasião.

Com Lusa