19 de maio de 2014 - 12h39
A partir de hoje, o consumo de cigarros eletrónicos e tradicionais está proibido em locais públicos segundo as leis comunitárias.Os países da União Europeia têm agora dois anos para transpor a legislação para a diretiva.
Nos próximos dois anos, o consumo de cigarros eletrónicos e tradicionais em locais públicos será proibido. Todos os países afetos à União Europeia terão dois anos, ou seja, até 2016, para colocar em prática a lei.
Esta não é a primeira vez que o uso de cigarros eletrónicos é impedido e desaconselhados. Nos Estados Unidos, são já os vários estados que proíbem o uso destes dispositivos e alertam para os graves riscos que podem proporcionar à saúde não só do fumador como do agente passivo.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia apoia a proibição de cigarros eletrónicos em espaços públicos, uma medida que entra esta segunda-feira em vigor. 
Na opinião de Carlos Cordeiro, presidente do SPP, a utilização de cigarros eletrónicos foi "um passo atrás". 
Carlos Cordeiro explica que o aparecimento de cigarros eletrónicos em espaços onde já era proibido fumar cigarros normais fez "com que muitos jovens começassem a usar os cigarros eletrónicos como forma de iniciar o seu hábito".
Por SAPO Saúde