Uma pessoa infetada com legionella internada em Vila Real

Uma pessoa infetada com legionella foi internada no Hospital Vila Real, disse à Lusa fonte daquela unidade de saúde, explicando que o caso tem relação com Vila Franca de Xira.
créditos: LUSA

Segundo a mesma fonte, o doente infetado com legionella, bactéria que provoca pneumonias graves e que pode ser mortal, está internado na unidade de cuidados intermédios do Hospital de Vila Real, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e está "estável".

Este caso junta-se aos outros casos de doentes internados não só em hospitais da Grande Lisboa, mas também no Barreiro, em Castelo Branco e no Porto, todos relacionados com Vila Franca de Xira, onde no final da semana passada foi identificado um surto de legionella.

A bactéria legionella, que provoca a Doença do Legionário, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo já infetado 235 pessoas e provocado a morte de cinco.

Todos os casos, de acordo com a Direção Geral de Saúde, "têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira".

A Doença do Legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários